
NFCe com Impressão Gráfica
Impressora não fiscal (NFC-e) em modo gráficoEste manual tem como objetivo instruir os usuários sobre a função da impressão gráfica para as impressoras não fiscais. Bem como as principais opções adicionadas para o Cupom NFC-e que estiver em modo gráfico. O layout do Modo Gráfico e as orientações passadas aqui respeitam as obrigatoriedades listadas no Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code - Versão 4.1;
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
O que é modo gráfico?
A "Impressão Gráfica" ou "Modo Gráfico" é um termo utilizado pela Softplus para o novo layout lançado para o cupom eletrônico (NFC-e), onde o mesmo permite que o usuário utilize uma configuração personalizada para seu cupom.
Pré Requisitos
Como toda função nova e atualização, para utilizar a impressora no modo gráfico é necessário os seguintes requisitos:
- Impressora Não Fiscal (é a mesma impressora usada para emissão de NFCe); Se você ainda não utiliza impressora não fiscal, acesse a Tabela de Impressoras Compatíveis com o Sistema.
- Estabelecimento emissor de NFCe (não é possível utilizar o layout para usuários de SAT);
- Estabelecimento autorizado para utilização do modo gráfico (verifique a informação com sua contabilidade);
- Versão do sistema 1.48.0 ou superior;
- Impressora instalada no modelo spooler, ou seja, deve aparcer no "Dispositivos e Impressoras do Windows" (operação realizada por um técnico de informática);
- Impressora cadastrada no sistema no modo gráfico (operação realizada por um técnico ou representante da Softplus);
Quais UFs são emissoras de NFCe?
Para identificar se o seu estado é emissor de NFC-e, você poderá consultar sua contabilidade e solicitar ou consultar a Tabela de Orientações NFCe.
Principais mudanças
As principais alterações e mudanças no layput da NFC-e em modo gráfico são:
Logotipo da Empresa no Cupom
É possível adicionar o logo do estabelecimento na impressão do Cupom, permitindo personalizar o NFC-e com logotipo específico e padronizando a impressão desses documentos. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Para adicionar ou alterar um logotipo personalizado, acesse o APCON, menu Sistema, submenu Parâmetros e clique sobre Parâmetros Locais, navegue até a aba Gerais, subaba 2 e encontre o parâmetro "Logotipo p/ NFCe modo Gráfico (64x64)"
Quando não for adicionado nenhum logotipo para o cupom, sistema faz a impressão com o logo de NFC-e padrão. Veja um exemplo na imagem abaixo:
QR Code Personalizado
No layout normal o QRCode é centralizado no meio do cupom, aumentando o tamanho do papel. No layout gráfico, o QRCode deverá ser impresso no canto esquerdo, com os dados do consumidor, data de emissão e link para consulta ao lado direito do mesmo. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Mensagem de Nota em Contingência
O layout gráfico traz a obrigatoriedade de informar a mensagem de "NFC-e em Contingência" em duas partes do cupom. A primeira mensagem deve aparecer logo após os dados da empresa, com uma fonte maior que os dados do NFC-e e a outra mensagem deve ser impressa ao lado do QRCode, com tamanho da fonte normal. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Duas vias para NFC-e em Contingência
Sempre que o NFC-e for emitido em contingência é obrigatório que a mesma seja impressa em duas vias identicas, sendo uma das vias para o consumidor e outra para o posto. Cada uma das vias deve levar a descrição indicando que o cupom é do consumidor ou estabelecimento. Veja um exemplo nas imagens abaixo:
Via do Consumidor
Via do Estabelecimento
Outras Alterações
O layout gráfico traz diversas alterações além das citadas acima, você poderá consultar todas as mudanças no Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code - Versão 4.1;