Mostrar / Ocultar Categorias
    Print

    QRCode 2.0

    Tudo que você precisa saber sobre o

    QRCode 2.0

    o novo modelo para cupom eletrônico (NFC-e)

    Este manual tem como objetivo instruir os usuários, técnicos e representantes sobre o novo modelo do QRCode 2.0, com dicas e orientações sobre as alterações e validações realizadas para emissão de NFC-e neste novo modelo.


    Este documento tem como base o


    Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.

    Introdução

    Após a publicação do , em Fevereiro de 2018, onde especifica de Março novas obrigatoriedades para o NFC-e e DANFE NFC-e. Esse manual de especificações também traz a versão 2.0 para o QRCode, alterando seu modelo, que antes era utilizado na versão 1.0. Este QRCode 2.0 será utilizado junto do novo layout de NF-e 4.0.

    Estas alterações também tem como objetivo diminuir os dados que são enviados para SEFAZ, quando a emissão é online e aumentar as informações passadas para SEFAZ, quando a emissão é offline (emitida em contingência).

    Prazo para obrigatoriedade

    Doc Referência:


    URL de Consulta

    O QRCode 2.0 traz uma nova modalidade para composição da URL usada para consulta da NFC-e, onde a mesma deverá ser especificada de duas maneiras diferentes, sendo elas:

    • URL para NFC-e emitidas no Modo Online (transmitida em tempo real para SEFAZ)
    • URL para NFC-e emitidas no Modo Offline (transmitida em contingência)

    As URLs foram disponibilizadas pela SEFAZ, através do , onde as mesmas poderão ser utilizadas na consulta pela chave e também são as mesmas implementadas no QRCode. Para acessar as URLs por estado, liberadas, clique em .


    Funcionamento do QRCode 2.0

    Conforme citado acima, o novo modelo do QRCode 2.0 deverá trazer formas de emissão para cada modo (online ou offline), onde deverá gerar as URLs de consultar e para o QRCode de modos diferentes, veja:

    NFC-e Online (emitida em modo Normal)

    As notas emitidas no modo de emissão Normal (Online), deverão formar o QR Code com o mínimo de identificação da NFCe. Pois, após a autorização da nota na SEFAZ, não é mais necessário passar outros dados, apenas para agregar mais informações no documento, como era feito na NFCe 3.10 (QRCode 1.0). Por isso, no QRCode 2.0, os campos obrigatórios são:


    NFC-e Offline (emitida em modo Contingência)

    As notas emitidas no modo de emissão Contingência (Offline), deverão formar o QR Code com o máximo de identificação da NFCe. Pois, como ela pode não estar na base da SEFAZ, é necessário que os dados sejam lançados o mais completo possível para o QRCode. Mesmo trazendo mais campos que o QR Code da NFCe Online, o modelo 2.0 retirou alguns itens que eram presentes na versão 1.0, como Identificação do consumidor, Data e hora de emissão, Valor total do ICMS. Por isso, no QRCode 2.0, os campos obrigatórios são:


    Voltar ao topo Copyright © 2018 Softplus Informática