
LMC Eletrônico para UF de PR
Orientação sobre o que é e como utilizar o LMC EletrônicoEste manual tem como intuito orientar ao usuário na utilização correta do livro de movimentação de combustíveis eletrônico, através do sistemas gerenciais do APC. Bem como o entendimento e configuração do webservice e o envio do arquivo para a SEFAZ do estado do Paraná.
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Orientação
Este documento não tem o objetivo de orientar o usuário na geração e cálculo do LMC. Para saber como realizar a correta geração do LMC, clique aqui.
O que é LMC Eletrônico?
LMC Eletrônico tem a mesma função do Livro de Movimentação de Combustíveis atual, porém, além da geração e impressão, é necessário realizar a transmissão do arquivo para a SEFAZ do estado no ato da geração.
Existe obrigação para o LMC eletrônico?
Sim. A partir do dia 1° de Agosto de 2015, é obrigatório a entrega do LMC por meio de arquivo digital para o Estado do Paraná (PR). De acordo com a NORMA DE PROCEDIMENTO FISCAL Nº 052/2015, todos os revendedores varejistas de combustíveis, enquadrados no código 4731-8/00 da tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE deverão fazer o envio do LMC por meio de arquivo digital.
E se eu não for do estado de PR?
Se o seu estabelecimento não for do estado do Paraná, não tem a obrigatoriedade de enviar o LMC para SEFAZ, será necessário somente a geração e impressão do documento, anexado em livro, junto aos termos de abertura e fechamento, deixando disponível para fins de fiscalização. Para saber mais sobre o LMC, clique aqui.
Para saber mais sobre o LMC Eletrônico, clique aqui.
Pré-requisitos para envio
Para correta transmissão do arquivo eletrônico do LMC é necessário os seguintes requisitos:
- Estabelecimento deve ter credenciamento na SEFAZ do Paraná e estar autorizado a realizar a transmissão
- Certificado Digital credenciado pela SEFAZ e habilitado para transmissão
- O sistema gerencial do APC deve conter a correta configuração do web service
LMC já deve estar gerado, com diferença inferior à 0,6% e retornando o status “Gerado - Não Enviado”
Configuração
A configuração deverá ser realizada com muita atenção, pois através das informações configuradas aqui, será definido os produtos / combustíveis que serão transmitidos no LMC e forma de envio do arquivo. É recomendado que a configuração seja orientada pela contabilidade do posto. Para realizar a configuração do web service, siga os passos abaixo:
Execute o APC, vá até o menu LMC e em seguida clique sobre "Manutenção LMC".
Em "Botões Superiores" (canto superior da tela), clicando em "Config. WebService";
Deverá abrir a tela de “Configurações do WebService do LMC”, configure as informações:
Ambiente: Quando selecionado “Produção” deverá transmitir aos servidores da SEFAZ com validade fiscal. Quando selecionado “Homologação” deverá transmitir o arquivo como forma de “teste de envio”, ou seja, sem validade fiscal. Recomendamos que seja selecionada a opção “Produção” para envio dos arquivos digitais (LMC Eletrônico).
Certificado: Selecione um certificado digital credenciado pela SEFAZ para transmissão dos arquivos.
Conciliação: Clique duas vezes sobre o combustível que você deseja conciliar e vincule o mesmo com a mercadoria equivalente para conciliação e envio do LMC Eletrônico.
Transmissão para SEFAZ
Após fazer a configuração corretamente e ter verificado os demais requisitos para emissão do arquivo digital, siga os passos abaixo:
Selecione um registro do LMC que esteja com status “Gerado - Não Enviado”
Clique com botão direito sobre o mesmo e em seguida em “Enviar Selecionado para a Sefaz”;
Se a configuração foi feita corretamente o arquivo deverá ser enviado corretamente para a Sefaz;