
Permite serviços na NF-e
Parâmetros GeraisEste manual tem como intuito orientar ao usuário na correta configuração do parâmetro "Permite serviços na NF-e", dentro dos parâmetros gerais. A funcionalidade está disponível em todas as versões.
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Resumo
O parâmetro influencia no lançamento de mercadorias do tipo serviço para notas de NF-e (modelo 55). Habilitando ou não o uso de serviços em notas do modelo 55.
Como acessar
Para acessar o parâmetro você poderá realizar os seguintes procedimentos:
- Execute o APC / Solution e vá até o menu Sistema, submenu Empresa e em seguida clique sobre Parâmetros Gerais;
ou Execute o APCON e vá até o menu Sistema, submenu Parâmetros e em seguida clique sobre Parâmetros Gerais;
Selecione a empresa para o qual deseja configurar o parâmetro e clique em "Editar";
No canto esquerdo da tela, clique sobre a aba "Gerais";
Na área "Opções Variadas" você encontrará o parâmetro "Permite serviços na NF-e";
Exemplo
Veja abaixo um modelo em gif de como acessar o parâmetro via APC;
Funcionamento
Você poderá trabalhar com o parâmetro habilitado ou desabilitado, onde as diferenças são:
Embora a NF-e, contempla serviços, depende de cada prefeitura concordar com a emissão de itens do tipo serviço vinculado a nota eletrônica. Confirme com sua prefeitura esta informação.
Habilitado
Quando marcado o parâmetro como "ativo", o sistema permite que o usuário vincule produtos do tipo "serviço" em notas fiscais eletrônicas, sem a necessidade da geração de uma NFSe.
Exemplo:
Realizamos um abastecimento e um serviço de troca de óleo para um cliente, sempre que o parâmetro estiver habilitado, é possível lançar o abastecimento e o serviço na mesma nota fiscal eletrônica (NF-e), sem a necessidade da geração de uma nota fiscal de serviço (NFS-e) exclusíva para a troca de óleo.
Desabilitado
Quando desmarcado (desativado) o parâmetro, o sistema não permite que o usuário vincule produtos do tipo "serviço" em notas fiscais eletrônicas, tendo que realizar uma nova nota de serviço, sempre que houver itens deste tipo.
Exemplo:
Realizamos um abastecimento e um serviço de troca de óleo para um cliente, sempre que o parâmetro estiver desabilitado, não será possível lançar o abastecimento e o serviço na mesma nota fiscal eletrônica (NF-e), tendo que o usuário realizar a geração de uma nota fiscal de serviço (NFS-e) exclusíva para a troca de óleo.
Independente da configuração do parâmetro, as Notas de Serviço Eletrônica (NFS-e), ainda assim podem ser impressas em formulário contínuo, desde que seja cadastrado e utilizado uma série específica para o documento e com modelo 57 ou SE, confome Manual de NFS-e.