
Configurações de Cartões
Orientação sobre a correta utilização do menu Configurações de CartõesEste manual tem como intuito orientar ao usuário na utilização correta da opção de Configuração de Cartões. A operação será realizada através dos sistemas gerenciais do APC ou Solution. A funcionalidade está disponível em todas as versões.
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Para que serve a Configuração de Cartões?
Esta área é utilizada para configurar e cadastrar as administradoras e bandeiras dos cartões aceitos no estabelecimento. Na configuração também é indicado o banco para movimentação dos valores de cartões, taxa negociada, entre outras configurações que veremos a seguir.
Posso gerenciar meus cartões por aqui?
Não. Essa tela é exclusiva para configuração de administradoras e bandeiras (operadoras) de cartões. O gerenciamento da movimentação de cartões deverá ser realizado através do Menu Manutenção de Cartões.
A conciliação pode ser feita aqui?
Não. Conforme citado acima, essa tela é exclusiva para configuração de administradoras e bandeiras (operadoras) de cartões. A conciliação entre venda de cartões e administradoras deverá ser realizada através do Menu Conciliação de Administradoras de Cartões.
O que é Administradora?
As administradoras de cartões são instituições responsáveis por administrar as taxas e juros do cartão na realização de uma venda. São elas quem definem os termos e regras de uso dos cartões, os estabelecimentos que serão conveniados e as bandeiras que serão aceitas nas transações.
O que é Bandeira?
As bandeiras de cartões são as responsáveis por realizar a mediação (operação) das transações de venda entre usuário (estabelecimento) e administradora do cartão. As bandeiras não podem definir taxas e juros a serem utilizados para transação.
Exemplo: Ao realizar uma transação com cartão do Banco do Brasil e bandeira Visa e outra transação com um cartão da Caixa e bandeira Visa, se usarmos administradoras diferentes, suas especificações, taxas e benefícios serão diferentes, pois quem define tais características são as administradoras, conforme citado acima.
Qual a diferença entre crédito e débito?
É sempre importante diferenciar as operações de crédito e débito, por isso, antes de realizar qualquer configuração, conciliação e venda, entenda a diferença entre as duas operações:
Débito
A operação de débito (utilização do cartão de débito) utiliza da função "compre agora e pague já", tendo ligação direta com a conta corrente do usuário (proprietário do cartão), onde a realizar a transação (pagamento) é feita no ato da compra, ou seja, ao utilizar a operação de débito, o valor a ser pago pelo produto deve estar disponível na conta do usuário (proprietário do cartão), pois ao realizar o pagamento, o valor será transferido no ato para o estabelecimento comercial ou em até 24 horas (depende da negociação com a administradora).
Crédito
A operação de crédito (utilização do cartão de crédito) utiliza da função "compre agora e pague depois", tendo ligação somente com a administradora, que "empresta" o valor para o usuário realizar a compra, porém efetuar o pagamento após 30 dias (ou mais, depende da negociação com a administradora). Para o estabelecimento que recebe um pagamento com operação de crédito, o valor também entrará em sua conta após 30 dias (ou mais), podendo o estabelecimento comercial negociar com a administradora uma taxa (juros) para receber o valor antes dos 30 dias.
Localização
Para acessar a tela de Configuração de Cartões siga os passos abaixo:
Execute o APC ou Solution e vá até o menu Cheques e Cartões e em seguida clique sobre Configuração de Cartões;
Botões Superiores
Na abertura da tela, as primeiras opções mostradas para o usuário, são os botões superiores, que são botões de atalho para realizar as principais tarefas da tela. Os botões superiores disponíveis para esta tela são:
Relatório
Este botão tem a função de gerar um relatório da tela, com as mesmas informações retornadas na consulta / cadastros de registros do menu, com a mesma estrutura de linhas e colunas mostradas.
Ajuda
Este botão tem a função de enviar o usuário para manual da tela em questão, na página indicada do SPIDOCs para o mesmo.
Quando o botão estiver desabilitado, significa que o manual não existe ou ainda não foi disponibilizado para o usuário final.
Barra de Configuração de Colunas
Logo abaixo dos "Botões Superiores" temos a Barra de Configuração de Colunas (como as demais telas do sistema), permitindo ao usuário personalizar e formatar a tabela com as informações trazidas. Clique aqui e saiba mais.
Cabeçalho para agrupamento
Nesta área, será possível arrastar o cabeçalho das colunas para agrupar as informações dos registros listados.
Veja um exemplo abaixo, onde agrupamos os registros por "Tipo de Operação":
É possível mover qualquer uma das colunas para agrupamento, também será possível adicionar subgrupamentos nesse cabeçalho, veja abaixo um gif de exemplo de agrupamentos:
Botões Inferiores
Na parte inferior direita da tela, é possível encontrar os botões para adicionar, alterar ou excluir um ou mais registros.
Novo (Ins)
Este botão será o responsável por adicionar novos registros de configuração de cartões, ao clicar em "Novo" o sistema permite a criação de uma nova configuração de cartão, abrindo a tela de "Configuração do Cartão".
Editar (Enter)
Para editar um ou mais registros de configurações dos cartões, selecione o item em questão e clique em “Editar” ou utilize a tecla Enter (no teclado), em seguida realize a configuração das informações do item em questão (conforme veremos a tela a seguir).
Para registros já existentes, não será possível alterar os campos "Administradora", "Operadora" e "Tipo de Operação".
Excluir (Del)
Para deletar / excluir um registro de configuração de cartão, basta selecionar o mesmo e clicar em “Excluir” ou utilizar a tecla Delete (no teclado), em seguida confirmar a exclusão do item em questão.
Tem certeza que deseja excluir este registro?
Só é possível excluir registros que não estiverem nenhuma conciliação (aba Vinculados não pode estar preenchida) com as vendas a cartão.
Quando houver registros com conciliação ainda vinculadas, será retornado a inconsistência:
Não foi possível excluir o registro.
A configuração ainda contém conciliações vinculadas!
Para remover uma conciliação, será necessário acessar o menu Conciliação de Administradoras de Cartões, campo "Configuração".
Cancelar (Esc)
Para sair da tela, além de ter a opção de fechar no “X”, é possível clicar em “Cancelar” ou utilizar a tecla Esc (no teclado).
Configuração do Cartão
Ao adicionar (clicando em Novo) ou editar (clicando em Editar) um registro, será aberta a tela de Configuração do Cartão, onde é possível realizar a inserção ou edição de dados, tendo as seguintes opções para configuração:
Código
Neste campo será mostrado o código do cadastro de configuração do cartão, ou seja, é a sequência gerada pelo sistema para o registro em questão. Este não pode ser alterado, pois o sistema segue a sequência cadastral dos registros de configuração.
Administradora
Neste campo deverá ser inserido a administradora do cartão, ou seja, é a instituição no qual será feito a transação e administração do cartão.
Orientação: Ao "Editar" um registro de configuração, não será possível alterar o campo "Administradora", onde o mesmo deve permanecer inativo.
Se não houver administradoras disponíveis para seleção, será necessário cadastrar um nova, para isso, clique sobre a lupa ( LP ) encontrada ao lado do campo administradora.
Em seguida clique sobre o botão "Novo", adicione uma descrição para a nova administradora e clique em confirmar para cadastrar a mesma.
Operadora
Neste campo deverá ser inserido a bandeira do cartão, ou seja, é a operadora responsável pela mediação da transação dos valores.
Orientação: Ao "Editar" um registro de configuração, não será possível alterar o campo "Operadora", onde o mesmo deve permanecer inativo.
Se não houver operadoras disponíveis para seleção, será necessário cadastrar um nova, para isso, clique sobre a lupa ( LP ) encontrada ao lado do campo operadora.
Em seguida clique sobre o botão "Novo", adicione uma descrição para a nova operadora e clique em confirmar para cadastrar a mesma.
Tipo Operação
Neste campo deverá ser inserido o "tipo de operação" da transação, indicando se terá a função de crédito ou débito.
Orientação: Ao "Editar" um registro de configuração, não será possível alterar o campo "Tipo Operação", onde o mesmo deve permanecer inativo.
Nome
Neste campo deverá ser inserido um nome (descrição) para a configuração de cartão, a fim de identificar a mesma no momento da utilização. Perceba que o sistema cria uma descrição genérica para a configuração, conforme dados adicionados nos campos anteriores.
Aba Configurações
Nesta área será realizado a configuração e ligação (vínculo) entre a configuração criada acima e a empresa, banco e agência, indicando dias para reembolso, taxa cobrada, entre outras informações.
Para realizar a manutenção dos registros na "aba configurações" será necessário utilizar os botões "Novo, Editar e Excluir" semelhantes aos "Botões Inferiores", onde é possível adicionar, editar e remover o itens dessa aba.
Ligação Configuração x Empresa
Ao adicionar (clicando em Novo) ou editar (clicando em Editar) um registro da "aba configurações", será aberta a tela de Ligação Config x Empresa, onde é possível realizar a inserção ou edição de dados, tendo as seguintes opções para configuração:
Empresa
Neste campo, selecione a empresa que será vinculada as configurações de cartões.
Conta Banco
Neste campo, selecione a conta banco que receberá a movimentação de valores das transações de vendas com essa configuração vinculada. A "Conta Banco" será criada através da opção "Plano de Contas (em APC ou Solution, menu Financeiro, opção Plano de Contas)" e deverá estar vinculada ao grupo "Disponível".
Conta Despesa
Neste campo, selecione a conta despesa que receberá a movimentação de valores das transações de vendas com essa configuração vinculada, tais como taxas pagas para administradora, juros entre outras despesas. A "Conta Despesa" será criada através da opção "Plano de Contas (em APC ou Solution, menu Financeiro, opção Plano de Contas)" e deverá estar vinculada ao grupo "Despesas".
Taxa Negociada
Neste campo, informe o valor de taxa negociado com a administradora para transação e movimentação de valores. O valor adicionado neste campo será levado para a "Conta Despesa". Este campo deve estar incluso ao total da transação, ou seja, ele não deve adicionar valor na venda.
Exemplo: Foi realizado um abastecimento de R$10,00 e o cliente efetuou o pagamento com cartão de crédito onde a taxa negociada é R$1,00. Nesse caso o valor da venda deve sair normalmente com o valor de R$10,00 (sem acrescentar taxas ao consumidor final), porém nos relatórios deverá aparecer o valor líquido de R$9,00 somados ao valor de R$1,00 da taxa.
Orientação: Verifique o valor da taxa adicionada, onde o mesmo deve ser compatível com o "Tipo de Operação" utilizado na configuração, afim de evitar valores incorretos na "Conta Despesa".
Dias Reembolso
Neste campo, informe os dias de reembolso, conforme negociado com a administradora para transação e movimentação de valores. Este campo define a data que o cartão deverá gerar movimentação de valores na "Conta Banco" e "Conta Despesa" e indicará ao sistema a data que o cartão deve ser quitado, caso esteja habilitado o parâmetro geral "Quitar cartão automático no caixa".
Confirmar
Após adicionar todos os dados de "Ligação Configuração x Empresa", já será possível clicar em "Confirmar" para gravar as informações inseridas.
Aba Vinculados
Nesta área será mostrado as conciliações que utilizaram a configuração em questão, ou seja, são todas as conciliações vinculadas para esta configuração de cartões.
Para manutenção dos registros vinculados, é necessário adicionar ou remover o vínculo desta configuração com as conciliações indicadas nesta área, através da tela de Conciliação de Administradoras de Cartões.
Inconsistências e Alertas
Não é possível adicionar dois registros de configuração de cartões iguais, onde o sistema deverá identificar quando houver combinações de registros duplicados, retornando a mensagem "Já existe uma combinação com a mesma Administradora, Operadora e Tipo".
Os demais dados podem ser iguais. Tenha cuidado somente com o campo "Nome", para que o registro possa ser identificado na utilização.