
Conferência do LMC
Orientação sobre como utilizar a opção de Conferência do LMCEste manual tem como intuito orientar o usuário na utilização correta da conferência de valores do livro de movimentação de combustíveis (LMC),através do sistemas gerenciais do APC. Bem como o entendimento e demais funções dessa tela.
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Orientação
Este documento não tem o objetivo de orientar o usuário na geração e cálculo do LMC. Para saber como realizar a correta geração do LMC, clique aqui.
O que é e para que serve a Conferência do LMC?
Juntamente a tela de estoques físicos dos tanques, foi adicionado a conferência do LMC, onde o usuário poderá identificar facilmente as diferenças entre o estoque do sistema (estoque disponível para venda) e os valores lançados no LMC, permitindo que seja feito a verificação e o ajuste no estoque do sistema ou do LMC, conforme valores reais, medidos no tanque.
Localização
Para acessar a tela de Conferência do LMC siga os passos abaixo:
Execute o APC, vá até o menu LMC e em seguida clique sobre Conferência do LMC ou através da "Manutenção de LMC" em "Botões Superiores", clicando em "Conferência";
A tela com os registros para “Conferência do LMC” deve ser semelhante a esta (*diferencia a versão do sistema):
Barra de Configuração de Colunas
Na parte superior da tela de registros, teremos a opção Barra de Configuração de Colunas (como as demais telas do sistema),permitindo a configuração e layout da tela. Para saber mais sobre a opção clique aqui.
Filtros
Na área de filtros é possível selecionar os dados para consultas dos registros, filtrando informações específicas e trazendo resultados mais precisos, veja os filtros disponíveis nesta tela:
Empresa
Por padrão, o filtro empresa vem desabilitado para alteração, onde o mesmo só deve permitir a seleção de outra empresa, quando o banco de dados conter multi empresas cadastradas.
Data
Você poderá filtrar os registros por período, selecionando por “data inicial” e “data final” para consulta.
Tanque
Você poderá filtrar os registros por tanque, facilitando ainda mais nas informações consultadas.
Pesquisar / Limpar
Após informar os filtros desejados, você ainda poderá configurar o número “máximo de registros” que serão trazidos na consulta, e em seguida, basta clicar em “Pesquisar”, para consultar os registros ou se desejar poderá clicar em “Limpar” para cancelar a configuração realizada para os filtros;
Legenda
Para facilitar o entendimento da tela e das diferenças, o sistema traz os registros com 3 cores diferentes, veja:
Nenhuma Diferença (verde)
Em cor verde o sistema deve mostrar os registros que não apresentam diferenças entre os valores de estoque do sistema (disponível para venda) e os valores lançados no LMC (*medição diária adicionada no LMC). Ou seja, não será necessário realizar nenhuma alteração nos valores de estoque para registros com essa situação.
Até 0,6% permitido por legislação
Em cor laranja / amarelo (conforme versão),o sistema deve mostrar os registros que apresentam diferenças entre os valores de estoque do sistema (disponível para venda) e os lançados no LMC (medição diária adicionada no LMC),porém essa diferença é de até 0,6%, ou seja, não deve acarretar em advertência ou multa para o estabelecimento, conforme previsto por legislação.
Superior a 0,6%
Em cor vermelha, o sistema deve mostrar os registros que apresentam diferenças entre os valores de estoque do sistema (disponível para venda) e os lançados no LMC (medição diária adicionada no LMC). Nesta situação as diferenças são maiores que o permitido (0,6%). Ou seja, será necessário verificar e medir o tanque novamente, para adicionar o estoque real no tanque e no sistema, evitando advertência ou multa para o estabelecimento.
Clique aqui para saber como calcular o valor de 0,6% permitido pela legislação.
Tela de Conferência de LMC
Abaixo será demonstrado o funcionamento e entendimento sobre a tela de conferência do LMC. Veja a seguir:
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Informações complementares
As primeiras colunas nos trazem as informações complementares, ou seja, dados para identificar os registros do LMC trazidos na consulta, tais como tanque, código do produto, descrição da mercadoria e data.
Valores Iniciais
As colunas de “Valores iniciais” tem por objetivo identificar o estoque disponível no início do dia em questão, trazendo os estoques para comparação.
Os valores de “LMC Inicial” são retirados do estoque físico de fechamento do dia anterior, ou seja, é a medição adicionada para o estoque de fechamento do Livro de Movimentação de Combustíveis gerado no dia anterior.
Os valores de “Sistema Inicial” são baseados no “estoque disponível para vendas” do estabelecimento, ou seja, é o estoque que o usuário tem disponível para utilização, sua movimentação é feita por notas de entrada e saída.
Valores Finais
As colunas de “Valores Finais” tem por objetivo identificar o estoque que finalizou no dia em questão, trazendo os estoques para comparação.
Os valores de “LMC Final” são retirados do estoque físico de fechamento do dia em questão, ou seja, é a medição adicionada para o estoque de fechamento do Livro de Movimentação de Combustíveis gerado no dia em questão.
Os valores de “Sistema Inicial” são baseados no “estoque disponível para vendas” no final do dia em questão, ou seja, é o estoque que o usuário tem disponível para utilização no final do dia, após toda sua movimentação de estoque, por notas de entrada e saída.
Diferença Sistema x LMC
A coluna “Diferença Sistema x LMC” tem por objetivo identificar os valores de diferença, conforme saídas do sistema e do LMC, esta diferença calcula o estoque final do sistema (coluna Sistema Final) subtraindo o valor de estoque final do LMC (coluna LMC Final);
Valores de Entrada
As colunas “Valores de Entrada” tem por objetivo identificar toda e qualquer entrada no estoque para o dia em questão, trazendo os estoques para comparação.
Os valores de “LMC Entradas” são retirados da movimentação de notas de entrada que aparecem na geração do Livro para o dia em questão.
Os valores de “Sistema Entrada” são baseados na movimentação de entrada do sistema, tais como, importação de notas de compra, ajustes de entrada, inventários e demais movimentação de entrada para o estoque.
Diferenças de Entradas
A coluna “Diferença Entrada” tem por objetivo identificar os valores de diferença, conforme entradas no sistema e do LMC (conforme citadas acima),esta diferença calcula os valores (em quantidade) que entraram no sistema (coluna Sistema Entrada) subtraindo o valor de entrada do LMC (coluna LMC Entrada);
Valores de Saídas
As colunas “Valores de Saídas” tem por objetivo identificar toda e qualquer saída no estoque para o dia em questão, trazendo os estoques para comparação.
Os valores de “LMC Saídas” são retirados da movimentação de notas de saídas (vendas por bico) que aparecem na geração do Livro para o dia em questão.
Os valores de “Sistema Saída” são baseados na movimentação de saída do sistema, tais como, emissão de notas de saída, ajustes de saída, inventários e demais movimentação de saída para o estoque.
Diferenças de Saídas
A coluna “Diferença Saídas” tem por objetivo identificar os valores de diferença, conforme saídas no sistema e do LMC (conforme citadas acima), esta diferença calcula os valores (em quantidade) que saíram no sistema (coluna Sistema Saída) subtraindo o valor de saída do LMC (coluna LMC Saída);
Valores Complementares
As colunas “LMC Perdas / Sobras” e “Inventário” tem por objetivo trazer valores complementares do estoque.