
Configuração para
Emissão de Notas
Configuração para o transmissão de NF-e, NFC-e e demais documentos eletrônicos para SEFAZ
Este manual tem como objetivo auxiliar o usuário na configuração do aplicativo SpiNFe, para correta utilização e emissão e transmissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outros documentos eletrônicos para a SEFAZ, bem como orientação de configuração do certificado digital, observações gerais para NF-e e demais configurações importantes para notas fiscais.
Toda e qualquer imagem utilizada neste manual é ilustrativa como forma de demonstrar a utilização do sistema.
Para que serve essa configuração?
A configuração é utilizada para definir o modo de transmissão dos documentos eletrônicos para a SEFAZ.
O que é preciso para transmissão de NFe / NFCe?
Para realizar a configuração e transmissão de documentos fiscais eletrônicos é necessário alguns pré requisitos, onde recomendamos que sejam verificados junto ao técnico de informática do estabelecimento.
Certificado Digital A1 ou A3 (no padrão ICP-Brasil) instalado e conectado na máquina do servidor (local onde é mantido o banco de dados do sistema)
Certificado Digital dentro do prazo de validade (recomendado realizar o teste de certificado digital)
Empresa deve estar habilitada na SEFAZ para emissão NFe (ou NFC-e, conforme necessidade de emissão) e o status da empresa na base da receita deve estar como Produção
Internet Explorer instalado na máquina e com as configurações de segurança corretas para emissão de notas
Dica: Evite programas de bloqueios na máquina (cuidado com firewall e antivírus)
Configurações de NF-e
As configurações a seguir devem ser realizadas com muita atenção e os dados adicionados para transmissão de notas eletrônicas são de responsabilidade do funcionário responsável pela operação. Essas configurações devem ser feitas em cada terminal emissor de notas. Recomendamos que essas operações sejam realizadas junto a contabilidade do posto.
Execute o SpiNFe, vá até o menu Configuração e em seguida clique sobre NFe ou Execute o APCON, vá até o menu Sistema, submenu Parâmetros e em seguida clique sobre Parâmetros de NFe.
Clique em “Novo” para adicionar uma nova configuração, ou se já existir configurações, clique sobre o botão “Editar” para alterar as configurações.
Gerais
Nesta aba serão feitas as principais configurações para transmissão de notas, caso não exista tais configurações, a transmissão de documentos fiscais eletrônicos não será feita, podendo retornar diversos erros na emissão de notas. Veja uma imagem de exemplo da tela:
As possíveis configurações desta aba são:
Empresa
Informe a empresa para o qual será adicionada a configuração. A opção só deve estar habilitada para banco de dados com multi empresas cadastradas.
Diretório
Informe um diretório no seu computador ou no servidor para armazenar os espelhos dos DANFEs emitidos, esses arquivos serão salvos no formato de PDF e XML (é obrigatório a gravação desses arquivos). Se você utiliza mais de uma empresa, recomendamos que seja informado uma pasta distinta para cada uma delas, por uma questão de organização. Este campo é válido para todos os documentos eletrônicos.
Danfe
Informe o formato que será gerado a danfe para impressão, onde as opções para selecionar são: Retrato ou Paisagem (É recomendado formato retrato). Este parâmetro terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55 e para manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) de modelo 58.
Ambiente
Informe o ambiente para emissão de documentos eletrônicos, onde as opções para selecionar são: Homologação ou Produção. A homologação é disponibilizada pela receita para que você possa testar antes o envio de notas não tendo validade fiscal (É recomendado utilizar o ambiente Produção). Este parâmetro terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55 e para manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) de modelo 58.
Versão (Branco = 3.1)
Informe a versão de layout a ser utilizada para emissão de notas eletrônicas de modelo 55 (NF-e) e modelo 65 (NFC-e), onde as opções para selecionar são:
Versão 3.1: Layout antigo, que poderá ser utilizado para NF-e (modelo 55) somente até a data
e para NFC-e (modelo 65) somente até a data , onde será feito a desativação dos servidores da 3.1. Conforme previsto na . Versão 4.0: Layout atual a ser utilizado obrigatoriamente para NF-e (modelo 55) a partir da data
e para NFC-e (modelo 65) a partir da data , conforme previsto na . Caso nenhuma das verões seja selecionada, a emissão de notas assumirá a versão 3.1.
Para saber mais sobre o layout 4.0 acesse o
. Versão QRCode
Informe a versão do QRCode a ser utilizada para emissão de notas eletrônicas de modelo 65 (NFC-e), onde as opções para selecionar são Versão 1.0 ou Versão 2.0, observando as datas da tabela:
Para saber mais sobre o QRCode 2.0 acesse o
. Emissão
Informe o tipo de emissão a ser utilizada para transmissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), é recomendado utilizar o modo de emissão como “Normal”, inclusive, diversas UFs não são autorizadas a emitir NF-e em contingência (Verifique a obrigatoriedade de sua UF diretamente com sua contabilidade). Este parâmetro terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55 e para manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) de modelo 58.
Pré Visualizar
Quando habilitado, o DANFE será transmitido para SEFAZ e em seguida visualizado na tela, antes de imprimir. Este parâmetro terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55 e para manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) de modelo 58. Se habilitada, o “Número de Vias” não tem efeito.
Número de Vias
Informe a quantidade de vias do DANFE que serão impressas. Este parâmetro terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55 e para manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) de modelo 58. O mesmo só terá efeito quando a opção “Pré Visualizar” estiver desabilitada.
Id Token
Informe o Id do certificado digital (Id Token), criado pela contabilidade do seu estabelecimento no site da sefaz estadual. Este campo é válido para todos os documentos eletrônicos.
CSC
Informe o CSC (Código de Segurança do Contribuinte), criado pela contabilidade juntamente com o Id Token. Este campo é válido para todos os documentos eletrônicos.
Configurações de Envio e Retorno
Nesta área será possível realizar a configuração para o tempo de envio e retorno de comunicação e transmissão dos documentos eletrônicos para a SEFAZ. As configurações de tempo realizadas nesta área são calculadas em milissegundos, ou seja, a cada 1.000 (mil) milissegundos equivalem a 1 segundo. Veja a seguir:
Tempo de Espera do Retorno (milissegundos)
Este campo permite ao usuário configurar o tempo que o sistema deverá esperar para receber um retorno da SEFAZ após o envio da transmissão da nota.
Ex: Deixamos este campo configurado como 5.000 (5 mil) milissegundos, que equivalem a 5 segundos, em seguida realizamos a emissão de uma nota para a SEFAZ, com essa configuração o sistema deverá aguardar a resposta da SEFAZ durante 5 segundos (conforme configuração realizada).
Tentativas
Este campo permite ao usuário configurar a quantidade de tentativas que o sistema deverá fazer, caso ultrapasse o tempo de espera do retorno.
Ex: Deixamos este campo configurado como 30 tentativas, em seguida realizamos a emissão de uma nota para a SEFAZ, porém a transmissão ultrapassou o tempo configurado para espera de retorno (5 segundos, configurado anteriormente), com essa configuração o sistema deverá enviar a nota novamente, refazendo o mesmo procedimento durante 30 vezes (30 tentativas, conforme configuração realizada).
Intervalo entre as Tentativas (milissegundos)
Este campo permite ao usuário configurar o tempo que o sistema deverá aguardar para realizar uma nova tentativa.
Ex: Deixamos este campo configurado como 5.000 (5 mil) milissegundos, que equivalem a 5 segundos, em seguida realizamos a emissão de uma nota para a SEFAZ, porém a SEFAZ ultrapassou o tempo de retorno, neste caso o sistema deverá aguardar 5 segundos (conforme configurado neste campo) para fazer uma nova tentativa.
Reverter para padrão
Este botão tem como função retornar os valores padrões dos campos de "Configurações de Envio e Retorno", conforme citados acima.
Os padrões de cada campo atualmente são:
Tempo de Espera do Retorno (milissegundos): 5.000 (5 mil) milissegundos, que equivalem a 5 segundos.
Tentativas: 30 tentativas.
Intervalo entre as Tentativas (milissegundos): 5.000 (5 mil) milissegundos, que equivalem a 5 segundos.
Forma de Autenticação do Certificado
A partir das versões 1.69.1 foi disponibilizado o campo "Forma de Autenticação do Certificado", para que o usuário possa configurar a forma de emissão de notas através do layout 4.0 do NF-e. Onde as opções de seleção disponíveis são:
Windows: Esta opção vem selecionada como padrão e é a recomendada para utilização, onde a emissão é feita diretamente por dlls do windows. Este formato é compatível com Windows 7 SP1 com todas as atualizações instaladas ou versões superiores do windows.
Capicom: Esta opção é recomendada para usuário com versão do Windows 7 que ainda não receberam as novas atualizações de suas dlls. Este forma só é recomendado em casos específicos, pois indicamos ao usuário que mantenha seus sistema operacional sempre atualizado.
OpenSL ou SOAPA: Esta forma de autenticação só deverá ser utilizada mediante a orientação técnica, pois a mesma deverá utilizar tratamentos específicos para emissão dos documentos eletrônicos.
Essa forma de autenticação tem o intuito de evitar os erros:
Não foi possível emitir a NFe. Erro de retorno. Erro Interno: 0. Erro HTTP: 500
Modo de Envio
A partir das versões 1.70.0 foi disponibilizado o campo "Modo de Envio" (para NFC-e), onde é possível indicar se o sistema deverá emitir suas notas em lote ou separadamente, utilizando as opções:
Assíncrono: Sistema transmite a nota e recebe o retorno depois (semelhante ao RegistrarVendas, que a nota se mantém em uma pasta, esperando pra ser processada);
Síncrono: Sistema envia a nota e aguarda o retorno na mesma hora, enquanto não houver o retorno para o sistema, ele deverá se manter aguardando para continuar o fluxo.
Por padrão o sistema trabalha no formato "Assíncrono". Porém, tenha cuidado, pois alguns servidores do SEFAZ irão trabalhar somente com o modo Síncrono, sem utilizar a fila de processamento.
Por fim, ainda na aba Geral, será mostrado o campo para configuração de certificado, conforme veremos mais abaixo, basta vincular um ceritifcado no sistema e já será possível realizar emissão de notas.
Imprimir Inf. Produtos
Este parâmetro permite imprimir informações de produtos na DANFE NF-e, quando marcado, será impresso os dados complementares dos produtos (Verifique a obrigatoriedade de sua UF diretamente com sua contabilidade). Este parâmetro só terá efeito para notas fiscais eletrônicas (NF-e) de modelo 55.
Imprimir Inf. de Documentos Referenciados
Este parâmetro terá efeito apenas para NF-e agrupada e que referencia cupom eletrônico (NFC-e). Quando habilitado, permite que o documento informe as chaves eletrônicas das NFC-es referenciadas. Quando desabilitado, será informado somente a numeração dos cupons eletrônicos.
Configuração do Certificado Digital
Na aba Certificados, é possível acessar os “Certificados para Emissão de Notas”, permitindo que você realize o vínculo do certificado digital que será usado para transmissão de documentos eletrônicos.
Clique em “Novo” para adicionar uma nova configuração de certificado digital, ou se já existir um item de certificado configurado, clique sobre o botão “Editar” para alterar as configurações.
- Certificado: Para configuração deste campo é necessário que você já tenha um certificado digital instalado e funcionando corretamente na máquina do servidor (local onde é mantido o banco de dados do sistema).
A configuração do certificado digital é usada para todos os modelos de documentos eletrônicos emitidos pelo sistema, com exceção das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), que tem sua própria configuração.
Ao entrar na tela de “certificados para emissão de notas” você terá as seguintes opções:
Computador: Informe o computador que será vinculado ao certificado do servidor, ou seja, a máquina para o qual está sendo feita a configuração. Para facilitar no vínculo, basta clicar no ícone (ICO) para sincronizar e aguardar, onde o sistema deve consultar e vincular automaticamente o nome da máquina em questão. Caso o retorno da descrição do computador não esteja correto, você poderá clicar no ícone ao lado (ICO) para limpar o campo e tentar vincular novamente. Se mesmo após a limpeza não adicionar o nome da máquina, entre em contato o suporte da Softplus.
Certificado: Informe o certificado digital que será vinculado ao sistema, lembrando que o mesmo deve estar instalado (quando for modelo A1) e conectado (quando for modelo A3) no computador do servidor (local onde é mantido o banco de dados do sistema). Para vincular um certificado no sistema, basta clicar no ícone do certificado (ICO) e selecionar um certificado válido, que deseja adicionar ao sistema. Também é possível consultar os dados do certificado, basta clicar no ícone de ajuda (ICO).
Senha A3: Quando o seu certificado for do modelo A3 (cartão ou token), é necessário informar a senha do mesmo no sistema. Não informe esta senha se o seu certificado for do modelo A1.
Clique em “Confirmar” para gravar as informações do certificado.
Após realizar todas as configurações necessárias, basta confirmar e iniciar a emissão de notas.
Outro item que pode ser configurado, mas não é necessário para o processo de emissão de Notas é a conta de e-mail, para envio dos documentos por e-mail para seus clientes. Para saber mais clique aqui.
Logotipo
Na aba logotipo, você pode apontar o logotipo de sua empresa. O tamanho da imagem deve ser de 200x200mm quando for selecionar um logotipo quadrado, onde os dados da empresa serão impressos pelo sistema, ao lado da imagem. Quando for marcado a opção “Expandir logo”, será necessário selecionar a imagem com tamanho de 800x300mm e OBRIGATORIAMENTE deve conter a RAZÃO SOCIAL, ENDEREÇO, BAIRRO,CIDADE, UF, CEP de sua empresa com tamanho e fonte legível em negrito, conforme definidas no manual de orientação da SEFAZ.
Proxy
A aba “Proxy” deve levar a configuração para acesso personalizado a servidores de rede. Configure somente se sua empresa utilizar um servidor personalizado para acessar a internet. Consulte seu técnico de informática antes de qualquer alteração (Não é recomendado a utilização de proxy).
Observação
Na aba “Observação” é possível adicionar informações complementares para suas notas. Os dados adicionados serão levados no rodapé da nota, em um campo separado, com título de Observações da NFe.
Erros na emissão do documento
Caso você tenha se deparado com algum erro na emissão do documento, acesso a área de Erros na emissão de Notas.
Rejeições e Validações da Receita
Caso você tenha se deparado com alguma rejeição ou validação da receita na emissão do documento, acesso a área de Rejeições e Validações da Sefaz.